Sunday, May 24, 2009

Noiva do Mar (Lifecooler)

Provavelmente já é do conhecimento da maioria das pessoas, pois foi amplamente divulgado nos locais de venda de jornais e revistas, ou talvez não, que o site http://www.lifecooler.com/ lançou em meados do ano passado um livro de descontos em restaurantes, hotéis, bares institutos de beleza e empresas de desportos de lazer e radicais. Os voucher’s têm validade até Outubro deste ano e na maioria das situações os restaurantes oferecem o 2º prato na compra de outro ou, 50% de desconto sobre o total da conta excluindo as bebidas. Todos os restaurantes que já frequentei são de excelente qualidade e com preços que habitualmente só sentimos vontade de pagar em dias festivos ou quando já nos cansámos dos pratos do quotidiano e apetece-nos sentir o cheiro e provar as artes da cozinha gourmet, de autor ou de fusão. Este tipo de iniciativas leva-nos a conhecer locais, gentes e sabores que de outra forma, provavelmente adiaríamos com o pretexto de que o requinte e o preço que se paga por outros sabores, não são de todo prioritários. O restaurante de que vos falo e que conheci no contexto do lifecooler, fica no litoral Oeste, bem lá para os lados da Lourinhã. Chama-se Noiva do Mar e fica integrado num recente Resort Turístico de 4 estrelas que simpaticamente nos foi mostrado em visita guiada. É composto por Apartamentos T1 e T2 muito bem equipados e com decoração moderna e funcional (os T1 são de apenas um piso e os T2 em formato de duplex), um SPA/Healths Club com o maior jacuzzi que já vi, um bar panorâmico e sala para eventos e reuniões. Está prevista uma piscina exterior que ainda se encontra fase de projecto. Mais informações em http://www.noivadomar.pt/ O restaurante tem uma arquitectura circular com janelas em vidro acompanhando a orla marítima e permitindo uma vista panorâmica sobre o imenso azul do mar ali tão perto. No dia que lá estivemos conseguia-se avistar as Berlengas, Peniche e Santa Cruz. É neste ambiente que se degusta uma refeição que é servida com qualidade e requinte por simpáticos funcionários.
A sala é de dimensões medianas decorada em tons de azul e branco e motivos marinhos que evocam o local onde se encontra. As entradas são compostas por pão servido de forma individual, e deliciosa manteiga e pasta de marisco. Escolhemos um creme de marisco que estava divinal e que foi servido a partir concha de um búzio gigante. Os pratos foram compostos por Cherne grelhado com legumes e Pato Confit servido com batatinhas de forno numa combinação que deixa saudades de voltar.
As sobremesas foram escolhidas com o apoio do funcionário e as escolhas recaíram sobre Parfoit (uma espécie de semi-frio) de aguardente da Lourinha, Parfoit de Licor Beirão com nozes caramelizadas em mel sobre café e Pêra Rocha cozida em calda de acuçar com pau de canela salteada em mel acompanhada com gelado. Tudo foi preparado e servido com grande profissionalismo e dedicação. Ficam os sabores, a experiência e a vontade de continuar por novas aventuras gastronómicas.