Sunday, December 21, 2008

Passatempo "Sheraton Porto Hotel&SPA-Evasões"

Era Agosto e o dia era daqueles em que a necessidade e a vontade de mudar alguma coisa tornavam-se num desconforto reconfortante. Nestes pensamentos os meus olhos fixaram-se nas revistas de viagens que habitualmente desfolhei-o. Naquele dia, a Evasões era convidativa a olhar para as quintas do Norte de Portugal numa descoberta dos passeios vinícolas e das experiências do Enoturismo. A notícia sobre o Sheraton Porto Hotel&SPA, também me desafiou a comprar a revista, pois há muito que era intenção visitar o hotel. Um dos desafios era escrever uma frase contendo as palavras Verão, Porto e SPA e o prémio ao vencedor, um fim-de-semana no magnífico Sheraton Porto. Como a coragem para escrever nunca me faltou, lá fiz um desafio à sorte e à aventura com a frase: “O Verão provaca-nos desejos de evasão. O Porto, cidade casta, perfuma-se com cheiros vinhateiros, aventurando-se em novos aromas, que tonificam o paladar e despertam no corpo novas e luxuosas (tenta)sensações que só o SPA do Sheraton pode acalmar”.Quando concorri era na ténua mas sempre presente esperança de vencer o concurso e assim desfrutar do Porto e do emblemático Sheraton. Acreditem, fui o vencedor e com a alegria fervilhante de quem não quer acreditar que a verdade lhe pertence, partilhei esta notícia, marquei a estadia e lá fomos rumo ao nosso amado Porto. O itinerário escolhido foi a auto-estrada A8 que agora se articula em Leiria com a novíssima A17. Com o livro do Lifecooler por perto, a primeira paragem estratégica conduziu-nos ao recém-inaugurado restaurante Farinha de Milho (http://www.farinhademilho.com), nas profundezas de Cantanhede, na pataca vila de Ança. O Restaurante foi edificado num antigo moinho de água e a concepção do espaço divide-se em duas áreas distintas - a parte rústica, feita com materiais de origem e decoração campestre, e a zona moderna, envidraçada, com perfis metálicos e pedra de ançã. Ainda lá está a Mó e os cursos de água podem observar-se através do chão e vidro, uma alegria para as crianças. O atendimento é excepcional e a ementa é muito variada, mantendo sempre a base da tradicional cozinha portuguesa. Escolhemos bacalhau com broa que vinha acamado sobre couves portuguesas, dando-lhe um toque saboroso e fresco. O outro prato escolhido foram bifinhos cm migas e castanha, uma delícia.
Chegar ao Porto é fácil agora com todas estas alternativas de vias de circulação e encontrar o hotel não constituiu dificuldade, pois com uma avaliação prévia no Google-maps e com o GPS programado, o resultado não podia ser melhor. Basta seguir em direcção à ponte da Arrábida e sair logo para a Boavista. Na rua Tenente Valadim ei-lo majestoso no seu feliz casamento de aço e vidro. A imponência desta conjugação quase nos obriga a esticar o pescoço em busca de um qualquer defeito na estrutura no meio de tanta perfeição e beleza. O lobby é arrebatador, pois tem um pé-alto da altura do edifício rasgado por uma coluna de 3 elevadores panorâmicos que percorrem o edifício da base ao topo. São cumpridas as formalidade no check-in e postas em prática as cortesias a que já nos habituámos em unidades deste género (bagagens, viatura, etc.) O quarto era muito confortável com decoração em castanho escuro com mobiliário em pele e sala de banho destacada com paredes de vidro e sistemas de protecção a gosto. As tardes foram alegremente passadas no SPA do hotel, considerado um dos melhores do país. De facto foi agradável consumir algumas horas naquele magnífico espaço que transpirava em conforto, decoração e beleza. A piscina interior de dimensões generosas era complementada com um jacuzzi gigante onde era possível programar um circuito de hidroterapia, que passava por jactos com diversas funções: desde bico-de-ganso a colunas circulares até jacto sub-aquáticos dirigido para a parte inferior do corpo, cama de água, etc. O espaço estava guarnecido com camas de descanso automatizadas, com cabeceiras rebatíveis, cobertas com tolhas de cor laranja e ladeadas de candeeiros de cor preta riscados com discretos laivos brancos. Os balneários são de um conforto e higiene irrepreensíveis, pelo que tomar duche naquele espaço torna-se um acto de puro prazer. Nada foi esquecido nem deixado ao acaso. Os duches são da Grohe, com cabeças largas e distribuição das gotas em formato de chuva, suave e macias. As amenities estão presentes em cada cabine e os complementos de hidratação no espaço dos lavatórios. Naturalmente que não faltam roupões, toalhas, águas e tudo o que faz falta para que o conforto seja absoluto.
O prémio atribuído previa uma esfoliação com pepitas de chocolate para os dois que foi realizada por uma terapeuta simpática e competente, seguida de uma hidratação com um hidratante com substratos de cacau. Deliciosa e tentadora experiência. A seguir, para dar continuidade ao relax, seguiu-se uma sessão na zona da Hot Experience, um verdadeiro templo de bem-estar. À entrada de cada balneário, estão as especificações técnicas de cada um dos banhos, desde a temperatura que atingem, os aromas libertados e as indicações terapêuticas. É só escolher, entrar e libertar-se. Como complemento informativo aqui ficam algumas dessas especificações. A Herb Sauna com temperatura a 55º, tem aroma de ervas aromáticas variadas, ideal para combinação de calor com finas ervas. A bio-sauna oferece uma agradável sensação de envolvência do corpo e alma. A permanência ideal deverá ser de entre 20 a 30 min. A Salt Laconium tem uma temperatura de 65º e o arma predominante é o sal. É ideal para problemas respiratórios, purifica e desintoxica devido à sua combinação com o sal. Não aconselhável a sua utilização por mais de 1 hora. A Herbal Grotto, tem uam temperatura de 45º e os aromas são de Lavanda, Jasmim e Eucalipt. É ideal especialmente para problemas de sinusite e outros problemas respiratório. Não deverá ser utilizada por mais de 15 min consecutivos. A Steam Bath tem uma temperatura de 45º e aroma ameno a Laranja e Limã. É idela para problemas de sinusite. Não permanecer por mais de 15 min.
Os dias nesta aventura de luxo e conforto são naturalmente mais saborosos e calmos, fazendo-me sempre lembrar que valem a pena todos os esforços, o cansaço, o trabalho, a aventura e a vontade. Santa Catarina estava igual a si própria, fervilhando de gentes e tradições. As rabanadas são obrigatórias provar, pois não há iguais em nenhum local do mundo.
Um dos jantares foi no restaurante Gambamar em Campo Alegre .(Rua do Campo Alegre 110 cv e r/c - Porto). Trata-se de um restaurante-cervejaria, tradicional nesta zona da cidade e mais uma vez, descoberto através do companheiro inseparável das viagens, em que se tornou o Lifecooler Discount Book. A ementa é muito diversificada, mas a base e especialidade são os mariscos. Pedimos um arroz de Lavagante que confesso, à muito que não comia igual. Vale a pena experimentar!

Wednesday, December 10, 2008

Pessoas-Momentos-Experiêncas-The Lake Resort

A noite cai. O vento sopra lentamente. Espreito pela janela do meu quarto e o sol já se põe. Que belo reflexo no azul do mar! O meu pensamento voa para bem longe. Na outra margem os pássaros juntam-se num bailado. Que sensação de paz! E as cores…
Onde estás? Perguntas tu? Repousa agora o teu toque no meu ombro. Já viajava, bem longe…Dá-me a tua mão, vamos apreciar as viagens dos sabores e sentidos. Aceno e sorrio. Pessoas, momentos e experiências”
Deitados no conforto do nosso quarto, sentido a maciez dos roupões que nos confortam e acarinham, lemos estas palavras no directório do hotel. Este é o texto que nos recebe, convidando a sonhar e a viver cada momento, intensamente. Lá fora a chuva cai e o vento fazia prever uma temperatura que apelava ao convidativo SPA. O the Spa do Lake Resort, é um espaço que convida à paz e à harmonia. Inspirado no tema cinco continentes-cinco sentidos, o espaço propõe varias alternativas que vão desde o ginásio bem equipado e com uma paisagem única para o lago, a uma piscina de hidroterapia, com várias alternativas de tratamentos que não esquecem nenhuma parte do corpo, num autêntico circuito de saúde e bem estar. Experimentar os diversos jactos, permite-nos massajar cada zona do corpo num ritual de boas sensações que permite no final experimentar uma leveza corporal que conduz ao relaxamento completo. O SPA está muito bem dimensionado e a apontar como inovador é o jacuzzi “Mar Morto” com água a 36 º e uma salinidade que nos transporta para a costa dos mares do Egipto, onde flutuar é quase possível. Outra novidade, na zona da “Hot Experience”, para além do banho turco e da sauna, é o Banho Romano, que tem o mesmo princípio que o banho turco mas com uma filosofia algo diferente que passa pela presença de maior intensidade de luz e menor intensidade de vapor. A quantidade de serviços e oferta do the Spa, permitiu a sofisticada separação entre o blue e o green spa. A estratégia é separar os tratamentos com água que são realizados no blue das sensações continentais que se aplicam no green. Os produtos utilizados são da Alquimia e da Panpuri. Os aromas são imensos e misturam-se num intenso mar de prazer que permitem experiências sensoriais que se fundem com um estado de quase sublimação. A massagem que escolhi foi uma Lake Resort e o terapêuta Paulo foi incansável nas técnicas e na sensualidade que aplicou na execução do seu trabalho, qual autêntica dança entre as mãos e os dedos que percorreram o meu corpo num bailado de conforto e prazer ao longo de 50 minutos. O corpo agradeceu e a alma fortificou-se.
O lobby do hotel é majestoso com a sua cúpula altiva, pintada de cores claras, fazendo lembrar traços da arquitectura Árabe. O check-in é constituído por um ritual de boas vindas que convida simplesmente a entrar, estar e apreciar. Os colaboradores estão elegantemente trajados e executam as suas funções com um profissionalismo irrepreensível. Preocupações com as bagagens e parqueamento da viatura, são simpatias que nos dão espaço para contemplarmos a beleza dos espaços comuns, do quarto, dos pormenores dos locais para onde se dirige o primeiro olhar.
O enquadramento paisagístico do hotel é único nesta região do Algarve. Mar, lagos, natureza e golf. Do quarto, com vista panorâmica, decorado de forma simples mas confortável e luxuosa, avistam-se a praia artificial, com areia a sério, as piscinas e o lago. As amenities são da marca Roger Gallet com intenso aroma de amêndoas e flores, fortemente hidratantes e deliciosamente macios. O passeio pelos jardins é uma experiência que apeteceu repetir, para observar, fotografar ou simplesmente contemplar. As pontes sobre as águas do lago que contornam a frente dos edifícios e os projectam no espelho de água, transportam-nos para a longínqua mas sempre bela Veneza. A cada passo a paisagem parece repetir-se mas existe sempre um ângulo que mostra mais um pedaço de beleza organizada. De facto, a contemplação é a vontade que predomina. O verde e o azul são as cores que predominam e ali o equilíbrio parece ter sido encontrado. Apetece tocar cada um daqueles recantos, apetece sentir a natureza e dizer obrigado ao Homem por uma conjugação tão paradisíaca. A própria arquitectura exterior do edifício é suave, constituída em linhas direitas mas com elegância, e a cor, é calma dando um toque de identidade a cada linha dos traços do edifícios mas no seu conjunto, uma descrição integrada na paisagem. Estes apontamentos aquitectónicos permitem lembrar outros destinos, igualmente paradisíacos, em outros mares, noutros continentes, que o The Lake Resort presta homenagem quer no seu SPA ou na elegância e arte da sua cozinha. No interior, o hotel é simples e minimalista, mas cuidado e distinto. Sobre o restaurante Fusion, (vocacionado para a cozinha oriental e com o conceito muito interessante de ter zonas privadas onde se podem fazer refeições com grande restrição em confortáveis e luxuosas “boxes”), existe uma sala em tons rosa, laranja e vermelhos, com sofás, almofadas e cortinas, recriando um autêntico ambiente das mil e uma noites. O restaurante Gustatio tem um conceito mais mediterrânico e no meio do lago um restaurante flutuante, o Marenostrum que serve para os prazeres do paladar, o que o Algarve tem de melhor. Os bares, estrategicamente colocados servem os mais exigentes clientes, quer junto à piscina ou nos jardins. A intenção de tanta diversidade é sempre bem servir e cumprir o ritual dos sabores e aromas de todos os mares e dos cinco continentes. O Lake Resort é uma dádiva do Homem à natureza.