Thursday, August 29, 2013

Lisboa, luz, o fado, a tradição


Lisboa nasceu de uma "citânia" localizada a norte do actual castelo de S. Jorge. Este seria um dos muitos núcleos humanos desenvolvidos no período pré-histórico. Através da acção povoadora dos romanos (195 a.C.) e inerente desenvolvimento socio-económico, em breve lhe seria atribuída a classificação de "município",  usufruindo do seu equipamento urbano:  monumentos, teatros, termas. Existia um cruzamento de quatro estradas da rede viária romana : três para Mérida e uma para Bracara (Braga). A sua característica de "opidum", onde os romanos centram a sua defesa estratégica, resulta do reflexo do terreno por um lado, e da protecção natural perante o estuário do Tejo e o braço deste rio que então se desenvolvia a ocidente e penetrava profundamente no território. Olisipo (começou assim por se designar a cidade) caracterizava-se pela existência de um núcleo de população fixa defendida pela soldadesca.  Nos seus arrabaldes foi-se agregando um bom número de famílias cultivadoras da terra que, em troco de pão, fruta, vinho, legumes e gado, recebiam protecção e defesa.  A  crise do séc.III que minava e fragilizava a sociedade romana tem os seus reflexos em toda a Península Ibérica. As sucessivas invasões de novos povos, quer germanos em 500 d.C. (visigodos, suevos), quer árabes em 700 d.C., transformam a fisionomia da população. Devido ao clima de insegurança e de guerra, a cidade adquire uma feição muito peculiar: fortaleza onde se refugiam os habitantes fugidos do avanço dos exércitos cristãos. É uma população de ricos proprietários agrícolas e comerciantes, que se transferem para o interior das muralhas e constroem uma cidade  opulentíssima pelo trato e mercancia dos portos de África e Ásia. No período da Reconquista Cristã, a Lisboa muçulmana é uma cidade cobiçada e várias vezes atacada e ocupada pelos exércitos cristãos (ocupação por Castela em 1000 d.C.).

PRIMEIRA DINASTIA
Em 1147, D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal, conquista a cidade. Com a   participação cristã, dá-se a  expansão de Lisboa para além das suas muralhas. Herdados do passado existiram dois arrabaldes - a Baixa e Alfama. O braço do rio desaparece definitivamente no séc.XIII .
D. Fernando, então Rei de Portugal,  perante as ameaças de Castela (Espanha), cria uma nova muralha de defesa designada por "Cerca Nova"(1373-75).
Dos 16 Ha do período mourisco a nova cidade passa para 101,65 Ha ou seja 6,5 vezes maior. A fixação definitiva da capital do reino, e portanto da corte, dá-se no reinado de Afonso III.
Lisboa é então o núcleo de um importante sistema económico de trocas, localizando-se as pequenas propriedades em que predomina a cultura hortícula, na proximidade imediata, facto que poderá ter influenciado a localização dos dois mercados centrais de hortaliças: Praça da Figueira e Praça da Ribeira.

SEGUNDA E TERCEIRA DINASTIA
D. João I , Rei de Portugal, cria a primeira urbanização na colina do Carmo (1400). Pretendia assim dar satisfação às necessidades de uma população sempre crescente, expropriando para tal os campos.
A corte de D. Manuel I abandona o castelo e fixa o Paço Real no Terreiro do Paço, onde se centrou toda a vida comercial da cidade (1500). Lisboa era então o mais opulento centro comercial de toda a África e de uma grande parte da Europa. É abundante de todas as mercadorias;  tem ouro e prata. Não faltam ferreiros.  Nada há nela inculto ou estéril; antes, os seus campos são bons para toda a cultura...os seus ares são saudáveis, e há na cidade banhos quentes. ... o alto do monte é cingido por uma muralha circular, e os muros da cidade descem pela encosta, à direita e à esquerda, até à margem do Tejo.
Nesta altura surge no Bairro Alto o primeiro loteamento (renascentista) que transforma hortas e pomares em ruas e casario, crescendo repentinamente como bairro popular, embora posteriormente se transformasse numa zona onde a aristocracia viria a construir os seus palacetes.O Bairro Alto marca a passagem do séc. XVI para XVII na vida urbana de Lisboa e a aquisição de uma consciência urbanística e arquitectónica.

DEPOIS DO TERRAMOTO DE 1755
1755 marca para Lisboa a data de um período de desenvolvimento. O terramoto (no dia 1 de Novembro, Dia de Todos os Santos, às 10h), e o incêndio que se lhe seguiu, devastaram dois terços da totalidade dos arruamentos e terão destruido três mil casas das vinte mil existentes.O terramoto abrangeu toda a zona da Baixa, os bairros do Castelo e a zona do Carmo, ou seja, as zonas mais intensamente urbanas da cidade.
Em sua substituição iria nascer a Lisboa Pombalina, com um urbanismo sujeito a regras fixas e de um cientismo pragmático que provoca admiração em todo o mundo.  O seu principal impulsionador foi Marquês de Pombal, o Primeiro Ministro do Rei D. José, coadjuvado pelos arquitectos e engenheiros, Manuel da Maia, Eugénio dos Santos e Carlos Mardel (1755-76).
O plano, sem dúvida inovador, baseia-se numa direcção planificada de ruas alinhadas, cujas opções arquitectónicas assentam em  regulamentos de construção,  tendo em atenção conceitos básicos de resistência às acções sísmicas.O sistema urbanístico obedecia a traçados de eixos de composição em que a simetria era tema obrigatório, pretendendo-se usualmente destacar nos extremos, monumentos  ou estátuas: a Rua Augusta com o arco triunfal, através do qual, no seu eixo, se colocou a estátua de D. José.
Pombal criou incentivos de interesse à nova classe da burguesia comercial.A norte do Rossio é aberto o "Passeio Público"(1764),  zona de recreio da burguesia. Era um jardim gradeado, com cascatas, lagos com repuxos e coreto, que  posteriormente foi aberto às novas avenidas e aos futuros bairros construídos por uma burguesia em ascenção. A partir de 1780 aparece a iluminação pública da cidade e em 1801 as ruas passam a ter o nome afixado.

EVOLUÇÃO POST-POMBALINA
Após a vitória do Liberalismo e desde o termo da administração pombalina  a grandiosidade arquitectónica acompanha os edifícios públicos: Basílica da Estrela , Ópera de S. Carlos, Palácio da Ajuda. Os limites da cidade são então sucessivamente alargados sempre em "círculos" com centro na zona da Baixa.  O traçado das ruas obedecia a critérios resultantes da procura de habitação.
A construção do Teatro Nacional D. Maria II ( 1843-46), do Arqto. F. Lodi, em pleno Rossio Pombalino, com características neo clássicas, é uma ruptura com o período anterior. Surge um novo espírito de renovação e novos ideais estéticos. Aparecem jardins novos: S. Pedro de Alcântara, Estrela, Princípe Real, bem como a plantação de árvores no Rossio. Surge assim uma visão naturalista. O "Passeio Público"  gera uma avenida e o rompimento das perspectivas de desenvolvimento da cidade de uma forma nuclear radio concêntrica, é absolutamente inovador.
Um novo eixo de desenvolvimento seguir-se-ia à Avenida da Liberdade. A abertura da Rua Fontes Pereira de Melo que levou a expansão da cidade desde o Parque da Liberdade (hoje Eduardo VII) até ao Campo Grande, passando pela Rotunda de Picoas, Avenida Ressano Garcia (Av. República) e toda a planificação das ruas adjacentes, paralelas e perpendiculares num desenvolvimento ortogonal. Era o plano Frederico Ressano Garcia, engenheiro do município. Nascem as  designadas "Avenidas Novas", que definem o grande desafogo urbanístico da cidade de hoje.

ÉPOCA MODERNA
Depois da Iª Guerra Mundial, preenchem-se as malhas vazias resultantes dos traçados dos eixos das novas avenidas. A Avenida da Liberdade apresenta-se inequivocamente como eixo primordial da nova cidade. Aparecem então edifícios como o Hotel Palace e o Palácio de Castelo Melhor (Foz). O estilo Arte Nova (tardio) revela-se em obras como o Cinema Tivoli do Arquitecto Raul Lino, o Eden Teatro e o Hotel Vitória do Arquitecto Cassiano Branco.  Surgem novos bairros com imóveis de rendimento, ocupados por uma classe média em expansão. O equipamento de lazer constitui-se por logradouros ajardinados.
A partir da década de 30 o arquitecto começa a ter uma maior intervenção na construção de edifícios novos. É desta época a abertura da Alameda Dom Afonso Henriques.
É o período Duarte Pacheco, Presidente da Câmara e posteriormente Ministro das Obras Públicas (1930-43).  Constroem-se novos bairros assumidamente desenhados pelos novos urbanistas de ruas largas e homogeneidade do desenho das fachadas, (vulgarmente designados de estilo Português Suave).
Sob a orientação de Duarte Pacheco, o Município  decide-se pela criação de um parque verde em Monsanto. Atravessado por uma auto-estrada que liga Lisboa ao Estádio Nacional é feita a arborização do parque instituindo um sistema jurídico de expropriação dos terrenos especialmente para esse efeito.
Reconhecia-se então que um plano de urbanização para a cidade teria de envolver um programa de criação de parques e jardins, não só como fundamento de beleza e aprezamento dos seus frequentadores, mas também como reserva de ar puro imprescindível à vida na cidade.
São criados novos bairros (Encarnação e Alvalade) antecessores do aparecimento e desenvolvimento da urbanização de Olivais e Chelas, numa aplicação dos princípios preconizados na Carta de Atenas.É a época dos grandes blocos residenciais livres e separados por zonas verdes, procurando uma maior exposição solar e melhor arejamento segundo os modelos já ensaiados noutros países. É também desta época o arranjo ajardinado das praças que resultam da composição urbanística,  com o objectivo de criar zonas de lazer e jogos infantis.Mais recentemente aparecem iniciativas municipais de conjunto coabitando com urbanizações privadas localizadas aqui e ali, que preenchem os espaços "ainda livres", das zonas limítrofes da Lisboa Cidade.
E hoje, esta cidade pensada e construída seguindo modelos e planos de urbanização, transformou-se numa das mais belas capitais da Europa preferida por muitos turistas que a 
visitam para além da 1ª vez. A cidade de Lisboa está definitivamente na moda! Esta preferência é facilmente perceptível quando se deambula nas ruas da cidade e se observa o fluxo de turistas de múltiplas nacionalidades e o seu ar de satisfação. As inúmeras reportagens dos media mostram o que pensam estes forasteiros do mundo e o que mais apreciam por cá. Referência à beleza e à luz da cidade são constantes, e carregados de elogios estão também o fado e a soberba gastronomia lusa. A cidade aberta ao rio e ao mar é outra das preferências de quem nos visita. Pessoas de todo o mundo apreciam a calma da cidade, a autenticidade das gentes, a tolerância e o romantismo. Na expectativa de satisfazer cada vez mais os habitantes e também os que por cá se passeiam a autarquia da cidade tem concretizado esforços consideráveis para mudar a faceta da cidade e “internacionalizar” e tornar mais próximos alguns dos locais emblemáticos 
da cidade. Hoje temos uma frente ribeirinha a ganhar algum ordenamento, uma praça do Comércio limpa e cativante, com restaurantes e esplanadas que oferecem serviços diversificados e que permitem aos passeantes experiência gastronómicas exigentes ao mesmo tempo que apreciam o rio e se deleitam com o magnífico sol português. Os atributos e elogios não são exagerados pois Lisboa foi recentemente considerada a quarta cidade mais bonita do mundo, estando no top 10 das cidades mais belas do planeta, elaborado pelo site de viagens “UrbanCityGuides”. Por todas estas razões vale a pena, mesmo para os que cá moram, ser turista em Lisboa. Eu passeio várias vezes pela cidade e encontro sempre algo diferente para apreciar. Recentemente 
numa quente noite de agosto resolvi conhecer um pouco da cidade à noite, e desafiado por uma amiga iniciámos o tour pelo bairro de Alfama. Jantámos no restaurante Páteo 13, precisamente no nº 13 da Calçadinha de Santo Estevão. Trata-se de um espaço com mesas ao ar livre apenas com a cobertura da copa de uma árvores e de alguns chapéus. A decoração faz-se com fitas e adornos dos santos populares. As vastas iguarias que vão desde as escolhas de variados tipos de peixes e carnes, estão à vista do cliente, pelo que após a escolha, se fica em contagem decrescente para degustar os deliciosos pratos. O prato típico da casa é a tábua (entrecosto de porco na brasa). Foi o que acabámos por escolher e apreciar à mão em doses gigantes. Após o jantar continuámos pelos becos e ruelas passando pela Rua da Regueira, Beco dos Cativos, Travessa e largo de São Miguel. Por estes locais a calçada é típica e irregular, sentem-se os aromas das 
cozinhas dos restaurantes que proliferam por cada canto e aqui e ali ouvem-se vozes roucas, por vezes límpidas ou mais nostálgicas de quem por aqui canta o fado. Os prédios deste 
bairro vivem literalmente paredes meias uns com os outros e a separá-los existem apenas pequenas fendas, algumas delas com menos de 1 metro de distância. À luz dos conceitos atuais quer da aquitetura, quer da estética urbanística ou mesmo da segurança, é difícil perceber a conceção de quem idealizou e projectou estas construções. Para vencer o declive da encosta existem muitas vezes degraus e escadarias que sobem e descem e permitem atravessar as fendas inter-prédios. Estes recantos permitem jogos de luz e de sombras únicos que fazem as delícias dos amantes da fotografia. Aqui e ali encontram-se fontes de água e arcos que hoje servem de abrigo a quem não tem outro tecto. Encontrámos esse exemplo no arco do rosário, a seguir à rua da Judiaria. Quando demos por nós estávamos no Largo do Chafariz de Dentro, zona bem mais plana contígua a Santa Apolónia. A grande atração desta zona é o Museu do Fado e um pouco mais à frente a casa dos bicos que hoje alberga a Fundação do Prémio Nobel da Literatura, José Saramago. Pelas 
palavras do próprio escritor inscritas ao lado da oliveira onde jazem as suas cinzas, “não subiu para as estrelas se à terra pertencia”. Caminhando em direcção à baixa encontra-se mais um ícone da arquitectura da cidade, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, cujo arco que ornamenta a entrada e já referenciado em outro post é um deslumbramento arquitectónico. A caminhada desagua na nossa magnífica praça do Terreiro do Paço, das únicas da Europa aberta ao rio. Aqui há tempo para apreciar um gelado italiano e continuar o percurso pelas ruas da baixa lisboeta onde se matam saudades dos tempos de outrora nas montras das lojas que vendem produtos tradicionais, como é o caso da Loja PortugueZa onde ainda é possível encontrar o chocolate em pó Coqui, a pasta dentífrica Couto, ou o pião de corda. Mas apesar do passado ser 
importante para pensar o futuro, é neste que está a continuação dos tempos pelo que é preciso olhar em frente e apreciar com igual vontade e aceitação as lojas retro que mostram, por exemplo, o Galo de Barcelos de cores vivas e fluorescentes com a ousadia de que o passado pode ser reinventado dando uma nova definição à tradição que estará sempre presente no futuro. Isto é Lisboa!



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