Sunday, January 14, 2007

Concerto de Ano Novo-Strauss, Viena, Lisboa,Coliseu

Existem por aí canções populares, daquelas que com três estrofes se faz uma melodia inteira e que, com tamanha simplicidade, todos a sabem cantar, porque é fácil de decorar. Todas elas dizem Ano Novo Vida Nova. E é bem verdade, com a passagem de ano, algo em nós se renova, apesar de estarmos a envelhecer. Estranho não é? Acreditamos nestes breves momento de passagem de ano, que estes momentos hão-de ter um significdo especial, não só para nós mas também para o mundo, o planeta. Acredita-se na renovação, num mundo melhor. A música e a beleza que ela nos transmite, faz-nos sentir e acreditar na paz e na beleza do mundo. Aqui a música clássica é soberana no despertar dos sentidos. Nada como começar o Ano Novo a ouvir um concerto de Ano Novo. E foi o que fizemos eu e a Micá. Como ainda não fomos a Viena, decidimos, após escolhida a indumentária, rumar ao Coliseu e assistir aí ao Concerto Strauss. Fabuloso, arrebatador e envolvente. A soprano, o ballet e até o maestro dançaram. Sabem do que não gostei? Da sala. O coliseu não tem status para receber aquele tipo de músicos. Não tem sonoridade, não brilha, não tem acústica. E também não gostei nada da forma como a maioria das pessoas se apresentaram para aquele evento. Eu ia cheio de expectativa, talvez o pecado tivesses começado por aí. Não vi gente bonita, muito menos bem vestida. Então todos os meus companheiros de sala lá levaram as suas roupas de todos os dias. Não se assiste a um concerto assim. Acho que os preparativos deverão iniciar-se logo em casa, na escolha da roupa. Essa preocupação transforma-nos, pelo menos é assim que eu openso e foi assim que aconteceu comigo.

2 comments:

Fernando Martins said...

Bora lá o pôr coisas novas - não há por aí umas fotos do Jantar dos Geopedrados em 19 de Maio em Coimbra...?

mundoseviagens said...

Desculpa, referias-te ao jantar de Coimbra. Sabes poruqe não coloquei? Porque na maioria das fotos os rostos das pessoas estão bem presentes e eu não lhes pedi autorização para as colocar na net e podem não achar piada. É uma quetão de preservação de identidade. Se reparares a amioria da sminahs fotos não identifica directamente ninguem a não ser, ocasionalmente eu próprio. Mas posso-te mandar algumas para o teu e-mail. Fica bem e 1 abraço